-
O que é o Caronaê?
O Caronaê foi um sistema de caronas solidárias composto por pontos de caronas espalhados pelos campi das universidades parceiras e por um aplicativo mobile exclusivo para a comunidade acadêmica dessas instituições (alunos, professores e servidores). Atualmente, o aplicativo está inativado e o projeto está em processo de reestruturação e voltará em breve com muitas novidades.
-
O que é a Rede Caronaê?
A Rede Caronaê é o conjunto dos núcleos Caronaê de todas as instituições participantes do projeto. É uma rede colaborativa de conhecimento e trabalho que busca o aprimoramento do sistema e a difusão da cultura das caronas solidárias. A Rede Caronaê é uma solução integrada para a demanda de transporte diário na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
-
Qual a relação do Caronaê com a minha instituição?
Cada instituição da Rede Caronaê possui uma equipe própria, antenada nas suas necessidades particulares. Qualquer colaboração submetida por uma equipe é uma colaboração para o projeto todo. Cabe a cada instituição a responsabilidade da autenticação de seus usuários, garantindo a segurança do sistema.
-
Quem pode utilizar o Caronaê?
Qualquer pessoa que possua um registro ativo em alguma instituição conveniada com o projeto.
-
Por que o sistema é seguro?
O login no sistema será feito através do sistema da instituição parceira, garantindo que todas as pessoas que terão acesso ao aplicativo tenham um vínculo ativo com a mesma.
-
O que muda com o código aberto do Caronaê?
O código do Caronaê está disponível publicamente através do GitHub e seguindo a licença GPL-3.0. Com o código aberto toda a comunidade é livre para executar, estudar, examinar e acompanhar o código do Caronaê. Além disso, programadores do mundo inteiro podem submeter melhorias ao código que depois de avaliadas pela Rede Caronaê poderão beneficiar todos os usuários do sistema.
Mesmo com o código aberto, todas as informações dos usuários e o registro das caronas continuam armazenados de forma segura e não são de acesso público.
A abertura do código busca junto com a comunidade tornar o serviço mais seguro e confiável para toda a Rede Caronaê e a replicação do sistema de código aberto tem como principal intenção criar uma rede colaborativa para difusão e aprimoramento do sistema de caronas em todo o país.
-
O app é pago?
Tanto o download quanto o uso do app são totalmente gratuitos, não recaindo qualquer tipo de cobrança sobre os usuários.
-
Existe alguma cobrança nas caronas?
O Caronaê é um sistema baseado no princípio da colaboração, conectando pessoas com destinos comuns. Por esse motivo o sistema é gratuito, sem associar movimentações financeiras às caronas. Qualquer acordo feito entre motoristas e caronistas fica a cargo exclusivamente dos mesmos.
-
O que são os pontos de carona?
São pontos de encontro estrategicamente posicionados entre os edifícios e os estacionamentos da cidade universitária, no entanto, os pontos de carona estão inativados atualmente.
-
Há alguma previsão de expansão para outros campi ou outras instituições?
Sim! O Caronaê, enquanto projeto de extensão, busca alcançar o maior número de parcerias e estimula sua expansão. Em breve, o caronaê se estenderá ao Parque Tecnológico da UFRJ, abrangendo o público caronista aos funcionários e colaboradores das empresas conveniadas.
-
Como surgiu a ideia do Caronaê?
O Caronaê nasceu com um grupo de estudantes da UFRJ que, inconformados com as dificuldades do trajeto diário da sua universidade, resolveram se unir e pensar como resolver este problema, que não é de hoje - e já foi muito pior.
Motivados pelos depoimentos de ex-alunos, professores e funcionários de que as caronas haviam sido durante muito tempo uma prática amplamente adotada entre a comunidade do campus, colocamos no papel a ideia do aplicativo e submetemos o projeto no concurso “Soluções Sustentáveis”, organizado pelo Fundo Verde UFRJ em 2015, onde conquistamos o primeiro lugar na categoria Mobilidade Urbana Sustentável, que foi o pontapé inicial para a implementação do projeto. Assim nasceu o Caronaê UFRJ, que viria a se tornar a Rede Caronaê.
-
Quais os impactos diretos e indiretos do Caronaê?
Diretamente, o sistema contribuiu para racionalizar o uso do transporte individual ao aumentar a taxa de ocupação dos veículos, o que reduz congestionamentos, a demanda por vagas de estacionamento e a emissão de poluentes. Além disso, o Caronaê pretende aumentar a socialização, promovendo a interação entre alunos da universidade e colaboradores das empresas pertencentes ao parque tecnológico.
-
Qual a base do projeto Caronaê?
O Caronaê foi elaborado com base em três pilares: aplicativo; pontos de carona e mudança cultural por meio de uma campanha de marketing. Acreditamos que esses elementos, isoladamente, não trariam o resultado desejado. A ação deve ser conjunta e complementar entre três elementos.